As entidades parceiras da UFC Fiec, Fecomércio-Ce e Sebrae também possuem um espaço no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas entidades.

O Sistema FIEC é formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro Internacional de Negócios e está presente em Fortaleza e em municípios importantes da Região Metropolitana, Região Norte, Vale do Jaguaribe e Cariri. O objetivo do Sistema FIEC é representar os interesses dos industriais do Ceará e atender as suas demandas de saúde e qualidade de vida do trabalhador; formação e qualificação profissional para a indústria; serviços técnicos e tecnológicos especializados; incentivo à inovação e educação executiva.

Missão
Fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.

Visão
Consolidar-se como entidade essencial para o fortalecimento da indústria, reconhecida pela sustentabilidade, independência técnica na ação e comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.

Valores
Confiança é a base dos nossos relacionamentos e parcerias;
Inovação para fomentar os melhores resultados;
Integridade e honestidade orientam nossa conduta;
Pessoas são a nossa inspiração;
Busca incessante pela alta performance;
O desenvolvimento é nosso maior propósito.

Em 1948, com o crescimento do comércio, é criada a Federação do Comércio no Ceará pelo empresário Clóvis Arrais Maia. A Federação ergue-se com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver não só o comércio, mas contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social. No mesmo ano, nascem os braços sociais da Fecomércio: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que educam para o trabalho e oferecem serviços e atividades para o bem estar de trabalhadores e da sociedade em geral.

Ao longo destes anos, a Fecomércio-CE cumpre sua missão de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Atua em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

Missão
Ajudar a desenvolver a sociedade e com isso gerar oportunidades para que as empresas do setor terciário obtenham melhores resultados.

Visão
Ser reconhecida como a principal entidade mobilizadora e representante das categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo, com forte atuação na promoção social e qualificação profissional de trabalhadores e empresários, visando ao desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.

Representatividade e Sustentabilidade
Enquanto instituição representativa do setor terciário, a Fecomércio-CE alinha os princípios da liberdade de comércio e os direitos dos trabalhadores com uma política de desenvolvimento sustentável, focado no diálogo e no bem estar da sociedade. Orienta, coordena, protege e representa legalmente as categorias econômicas compreendidas no plano da Confederação Nacional do Comércio. Está em constante transformação, a fim de melhorar o desempenho, desenvolver e garantir a sustentabilidade das empresas do comércio.

Os anos de história do Sebrae no Ceará se confundem com a própria história do desenvolvimento econômico do Estado. Na verdade, o atual Sebrae originou-se do antigo Núcleo de Assistência Industrial (NAI), um sistema de apoio à pequena e média empresa que já existia em todo o Nordeste, e que era coordenado pela SUDENE. Mas na verdade podemos dizer que a criação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae) começou bem antes, em meados da década de 60 com o Programa Universitário de Desenvolvimento Industrial do Nordeste (PUDINI), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e que também tinha atuação regional, notadamente nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Maranhão. O Sebrae no Ceará é resultante de uma evolução, passando de NAI – 1971 para NAE – 1972, CEAG – 1978 e Sebrae no Ceará – 1991.

Estrutura Física
O Sebrae no Ceará conta com uma Rede de Atendimento distribuída na Sede, em Fortaleza, e em 12 Escritórios Regionais, os quais são: Fortaleza, Metropolitano, Maciço do Baturité, Ibiapaba, Crateús, Centro Sul, Jaguaribe, Sertão Central, Norte, Cariri, Itapipoca e Litoral Leste.

Missão
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Visão
Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

Prioridades
Com o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das microempresa e empresa de pequeno porte, o Sebrae no Ceará segue as seguintes prioridades estabelecidas pelo Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae Nacional:
– Promover a educação empreendedora e cooperação;
– Promover o acesso à tecnologia e estimular inovação;
– Promover acesso a mercados;
– Reduzir a carga tributária e burocrática;
– Ampliar e universalizar o crédito e capitalização.