A inovação e o empreendedorismo permeiam toas as áreas do saber e formações quer sejam de graduação ou pós-graduação. Neste sentido, o Programa Empreende UFC apresenta-se como um programa de concessão bolsas de empreendedorismo inovador voltado para alunos de graduação de qualquer curso da UFC nos campi da capital ou interior e busca capacitar e potencializar a atividade empreendedores dos estudantes proporcionando oportunidades para criação de novos negócios e estimulando a execução de ideias inovadores e sustentáveis ambientalmente, socialmente e economicamente, nas mais diversas áreas do conhecimento.
O Programa Empreende UFC tem como objetivo geral valorizar as atividades de inovação e empreendedorismo entre os (as) estudantes de graduação, pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativo (as). O Empreende UFC busca promover a interação entre o conhecimento adquirido em sala de aula com a necessidade de criação de novos caminhos e novas tecnologias para a sociedade e para a Universidade.
O Programa Empreende UFC estimula e apoia propostas de projetos de empreendimentos inovadores & startups, incluindo negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas, com atividades envolvendo conhecimentos integrados e relacionados à prática profissional além de estimular e ampliar o protagonismo estudantil. Em suas ações, o Empreende UFC também conta com a colaboração de empreendedores, especialistas, investidores e agentes do poder público externos à universidade que compartilham conhecimento e oferecem mentorias.
Todas as equipes que participam do programa recebem capacitação com uma trilha bastante completa quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócio por meio de workshops, palestras e debates com empreendedores e investidores. O programa também conecta os estudantes aos expoentes do ecossistema empreendedor em âmbito cearense, nacional e internacional. Os participantes também têm acesso aos ambientes criativos da UFC de que atualmente estão acontecendo na modalidade virtual, respeitando a as restrições de biossegurança decorrentes da pandemia de COVID19.
O Programa tem sido fundamental no desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, além de apoiar a criação de novos negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas.