O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (PARTEC/UFC) é um órgão que tem como objetivo atrair empresas de base tecnológica e estimular a cultura de inovação e empreendedorismo de alunos e professores da Universidade, tendo como finalidade, em associação com as empresas, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos que venham atender aos problemas reais do nosso estado e do nosso país.
O público-alvo do PARTEC/UFC são empresas de base tecnológica que realizam atividades com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Estas são divididas em duas categorias: as que estão em fase inicial, em fase preliminar de empreendimento, as quais ainda não possuem CNPJ e buscam desenvolver e aplicar as ideias do plano de negócios; e as já consolidadas, as de Micro, Pequeno, Médio e Grande Porte, que já possuem CNPJ e procuram o desenvolvimento dos produtos e serviços através das facilidades do PARTEC/UFC.
O PARTEC /UFC atua na incubação de spin-offs, na formação de empreendedores e na atração de centros de pesquisa de empresas âncoras. A sede principal fica no campus do Pici, mas também conta com extensões no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM), no Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT) e nos Campi de Crateús, Quixadá e Russas.
O PARTEC busca uma sinergia entre governo, empresas e universidade e seus objetivos principais são:
- Atrair para o Campus do Pici e outros Campi da UFCC novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores.
- Incentivar a criação de novas empresas de base tecnológica em Fortaleza e regiões onde existem Campi da UFC.
- Apoiar parceiras entre a UFC e organizações públicas e provadas envolvidas com a pesquisa, inovação tecnológica e iniciativas voltadas à tecnologia social.
- Incentivar o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica e colaborar para sua expansão nos mercados nacional internacional.
- Estimular a visão empreendedora dos estudantes de graduação e pós graduação da UFC.
- Apoiar iniciativas que estimulem a visão empreendedora nos ambientes acadêmico, social e empresarial.
- Estimular a transferência de tecnologias da UFC para as entidades e empresas integrantes do PARTEC/UFC conforme acordado entre as partes nos respectivos instrumentos jurídicos.
- Aproximar a comunidade acadêmica da UFC às empresas de base tecnológica de alta qualificação ao criar oportunidades para execução de projetos de PD&I.
- Proporcionar aos alunos da UFC oportunidades de estágios bem como facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
- Atrair empresas de base tecnológica em regime de cooperação para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos e processos.
- Identificar as demandas científicas e tecnológicas da comunidade regional, oportunizar interação com os cursos e programas da UFC bem como promover a criação de empreendimentos no PARTEC/UFC.
- Estimular a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que valorizem o desenvolvimento sustentável em todas suas dimensões.
No vídeo abaixo você pode conferir mais informações sobre o Parque Tecnológico da UFC.
A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) é o órgão destinado a conceber, gerar, promover, avaliar, apoiar, instalar, divulgar, consolidar, inovar, difundir e desenvolver a integração e a melhoria de processos acadêmicos nos ambientes da UFC e de suas relações com a sociedade.
Suas ações estão alicerçadas nos eixos da geração, memorização, transmissão de conhecimentos e saberes por meio de processos de avaliação e voltados à formação da sociedade em geral e à comunidade acadêmica como um todo: alunos e servidores docentes e técnico-administrativos, através do ensino, da pesquisa e da extensão, na perspectiva da avaliação progressiva das relações, em harmonia com os processos acadêmico-administrativos.
A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) é o órgão que busca promover e coordenar as relações da Universidade com instituições estrangeiras de educação, ciência e cultura, bem como oferecer o suporte necessário à execução de convênios e acordos internacionais através das atividades desenvolvidas pelas unidades que lhe são subordinadas.
Para tanto, a PROINTER proporciona orientação aos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFC quanto ao processo de estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras e participação em programas de graduação e de pós-graduação no exterior. Além disso, o setor também oferece acompanhamento acadêmico e orientação sobre os aspectos legais e institucionais aos seus estudantes, servidores e professores e aos estudantes e professores estrangeiros que vêm realizar atividades de intercâmbio na UFC. A PROINTER tem como missão:
Internacionalização do mundo acadêmico
A internacionalização é um dos principais desafios das universidades neste início de século. Como se sabe, o processo da globalização tem provocado um impacto profundo em todas as regiões do mundo e em todos os aspectos da vida. Todas as nações precisam unir forças para superar as dificuldades que podem colocar em risco o nosso futuro: as mudanças climáticas, a exploração ilimitada dos recursos naturais, a destruição da diversidade biológica, as desigualdades sociais e as tensões étnicas e religiosas, para listar apenas algumas. As universidades, naturalmente, devem colocar-se na ponta deste esforço comum da humanidade. Desta forma, a internacionalização da UFC não é uma opção, é uma obrigação.
Internacionalização na Pesquisa
A colaboração e o intercâmbio científicos representam a dimensão clássica da internacionalização: pesquisadores de diferentes países e instituições colaboram na elaboração e no desenvolvimento de projetos científicos, realizando missões e estágios e participando de eventos internacionais. A Universidade orgulha-se de já ter firmado convênios científicos com um grande número de excelentes universidades do mundo inteiro. A PROINTER tem como uma de suas missões a captação, a implementação e o acompanhamento de convênios científicos, fornecendo a informação e o apoio necessários para pesquisadores da UFC que pretendem institucionalizar suas colaborações internacionais. A pró-reitoria dedica-se ainda a ampliar e aprofundar as colaborações com empresas internacionais.
Internacionalização no Ensino
Não haverá, no futuro, atuação profissional de nível elevado que escape aos impactos da globalização – nem no meio acadêmico, nem fora dele. Precisamos capacitar nossos alunos de graduação e pós-graduação para interagir e colaborar com a excelência acadêmica internacional, competindo de igual para igual com os melhores estudantes do mundo. Para tanto, a Universidade vem estimulando a aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras. Neste âmbito, é papel da PROINTER articular, junto aos diversos departamentos e programas de pós-graduação da UFC, a oferta de disciplinas ministradas em língua inglesa e em outros idiomas, respeitando as condições e exigências específicas de cada área. Além disso, a pró-reitoria tem como atribuição oferecer aos estudantes informações e apoio para a realização de estágios no exterior.
Internacionalização institucional
Pela qualidade de sua pesquisa, ensino e extensão, a UFC já compete, nas mais diversas áreas, em nível internacional. Objetivando esta excelência acadêmica, torna-se crucial facilitar a recepção de professores e estudantes estrangeiros em nossa universidade, bem como tornar mais produtiva e eficiente a realização de estágios no exterior por nossos docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Neste sentido, a PROINTER tem por meta participar na articulação do aprimoramento dos processos administrativos envolvidos nestas ações, bem como na compatibilização das nossas estruturas curriculares e organização de ensino com os modelos internacionais. É atribuição da pró-reitoria atender os alunos estrangeiros interessados em estudar na UFC, fornecendo informações procedimentais e legais necessárias, além de auxiliá-los no que se refere à regularização e ambientação na Universidade e no país.
O Centro de Empreendedorismo é um programa que foi fundado em dezembro de 2014 pelos professores e presidentes e ex-presidentes das Empresas Juniores da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo promover a formação de competências empreendedoras na sociedade sob as perspectivas da inovação tecnológica e da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A missão do CEMP é disseminar o empreendedorismo, desenvolver competências empreendedoras e apoiar a geração de empreendimentos inovadores e sustentáveis. Como valores do CEMP, pode-se citar trabalho em equipe, protagonismo, senso de dono, vontade de crescer, conduta moral, eficiência e paixão pela jornada.
Podem participar do Cemp alunos da UFC dos Campus de Fortaleza e de todos os cursos, quer seja de graduação, pós-graduação ou doutorado. Atualmente, o projeto conta com as seguintes diretorias: Marketing; Projetos; Gestão de Pessoas; Administrativo-Financeira; Pesquisa & Desenvolvimento, e Internacionalização. O CEMP também possui diversos projetos que alcançam tanto a comunidade acadêmica como a sociedade em geral.
O Inove é o núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá. A missão desse órgão é Fomentar o desenvolvimento tecnológico e social da Região do Sertão Central e Estado do Ceará, atuando na pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia, e na geração de novos empreendimentos, de forma integrada e auto-sustentada com a sociedade.
O Inove Quixadá está baseado em três pilares:
Empreendedorismo: Através de programa contínuo de aceleração de ideias e incubação de startups, o INOVE fomenta uma nova geração de empreendedores e empresa que nascem e já se estabelecem na região.
Pesquisa: Esse eixo compreende laboratórios de informática para execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento, sejam financiados por editar públicos, diretamente põe empresas ou através de programas de incentivo tais como Lei do Bem de Informática.
Empresarial: O ambiente de empresas compreende espaços que atendem desde empresas de médio porte a empreendedores individuais através do seu espaço de coworking.
O Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) é o núcleo que reúne os vários talentos da Universidade Federal do Ceará em ciência de dados, machine learning e big data para potencializar o desenvolvimento de projetos de tecnologia de ponta no Estado. Essa é a proposta do novo Centro de Referência em Inteligência Artificial, que começa a se estruturar e a fazer a articulação dos vários setores da UFC. Para isso, recebeu os primeiros equipamentos e mapeou as unidades da Universidade que desenvolvem projetos no setor.